quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A origem destas mensagens

O conceito de Mensagem Subliminar foi inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957. Ele foi findador de uma empresa designada por “Subliminal Projection Company”, e numa conferência de imprensa ele revelou que teria patenteado uma nova técnica de vendas que ele nomeou como “projecção subliminar”.

Essa nova técnica consistia em usar um taquitoscópio para projectar imagens numa tela numa elevada velocidade exibindo assim imagens entre os quadros de um filme durante uma fracção de segundo.

Segundo ele como as imagens eram apresentadas numa velocidade maior do que a capacidade do olho humano acompanhar, essa imagens não eram percebidas conscientemente. Mas Vicary afirmou que elas atingiam directamente o subconsciente, sendo absorvidas de uma forma quase instantânea.
Graças a essa característica, a “projecção subliminar” teria um grande potencial e o seu uso em campanhas de publicidade provocariam uma aumento no efeito das propagandas e das vendas dependendo do tipo de mensagem.
Para comprovar essa teoria Vicary apresentou resultados de uma experiência que el
e teria feito.
Na sua experiência, ele inseriu frases durante a exibição de um filme. Então ele terá medido a diferença percentual na reacção dos dois grupos, aquele que esteve presente nas sessões que continham “projecção subliminar” e ao grupo que não sofreu exposição à
experiência. As frases que Vicary escolheu “Drink Coke” ou seja “Beba Coca – cola” e “Eat popcorn” que q uer dizer “Coma pipocas” e foram apresentadas em noites alternadas.
Segundo os resultados obtidos , nas noites em que as frases foram introduzidas as vendas de pipocas aumentaram 57,7% e as vendas de Coca – cola em 18,1%.

A repercussão a respeito da hipótese de Vicary foi enorme. A noção de “mensagem subliminar” passou a povoar o imaginário das pessoas e a existência de algo que pudesse influenciar a mente de alguém sem que se pudesse perceber ou mesmo impedir tournou – se um tema bastante discutido.

Foi então que no ano de 1962, James Vicary concedeu uma entrevista à revista Advertising Age

onde ele admitiu que se sentiu obrigado a falsificar uma parte dos resultados da sua pesquisa. Vicary afirmou mesmo que sofreu muita pressão dos investidores para apresentar resultados e, por causa disso, acabou apresentando resultados de experiências que não tinha mesmo feito
.
Os defensores da teoria de Vicary atribuem esta afirmação a pressões externas pelos mais diversos motivos, questionando a sua validade.
Depois desse momento, a força do conceito de “mensagem subliminar” diminuiu bastante.
No entanto, o efeito psicológico causado pela grande repercussão da experiência foi suficiente para o surgimento de diversas teorias conspiratórias, mantendo a fama e o interesse das mensagens subliminares até hoje.


By Ana Rita

Fonte:Wikipedia